Palmeiras inicia nova fase de testes

Por Redação do É hora de esporte

22/06/2020 12h50 (Atualizado há 4 anos) Palmeiras inicia nova fase de testes

O Palmeiras se movimenta de olho no retorno às atividades.

O jogador Bruno Henrique, da SE Palmeiras, realiza teste de Covid-19, na Academia de Futebol.

O clube informou via site oficial que o elenco profissional foi submetido nesta segunda-feira (22) a mais uma rodada de testes para detectar possíveis infecções pelo novo coronavírus. Em parceria com o Hospital Sírio Libanês, três estações de triagem e coleta foram montadas na área aberta da Academia de Futebol, em frente ao Centro Crefisa Capitão Adalberto Mendes, para realização de testes RT-PCR – ou seja, por meio da coleta de material das vias aéreas.

O processo completo, da triagem à coleta, pôde ser feito dentro dos próprios veículos dos atletas e teve duração máxima de cinco minutos cada um. Além dos jogadores, membros de diretoria, comissão técnica e do Núcleo de Saúde e Performance também foram novamente examinados, totalizando mais de 50 testes ao longo da manhã e da tarde – os resultados só ficarão prontos nesta terça-feira (23).

“Hoje demos continuidade ao protocolo de retomada das atividades na Academia de Futebol por meio de novas testagens para o coronavírus. Testamos novamente os jogadores, membros de diretoria, comissão técnica e staff. Esse contínuo monitoramento nos permite garantir a segurança necessária para iniciarmos as avaliações físicas. Nosso protocolo tem uma agenda sucessiva de coletas, que inclui inclusive outras testagens nesta semana”, explica o médico do clube Pedro Pontin.

A partir de agora, o clube inicia uma série de avaliações físicas, fisiológicas e bioquímicas em seu centro de treinamento sob rígido protocolo de segurança. As análises visam averiguar e corrigir as perdas e deficiências que o longo período de afastamento dos treinos específicos em respeito ao isolamento social possa ter causado a cada atleta.

Os procedimentos na Academia de Futebol foram todos adequados para mitigar o risco de contaminação e prover o máximo de segurança aos profissionais e demais pessoas que participam da rotina da equipe. As diretrizes foram compiladas em um manual de boas práticas elaborado pelo Núcleo de Saúde e Performance do clube junto a profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Sírio Libanês.