Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio foram oficialmente adiados e serão realizados somente em 2021. A decisão tomada em conjunto por Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Organizador dos Jogos (TOCOG), e Governo japonês, se deve à pandemia do novo coronavírus. Os órgãos já oficializaram as novas datas.
A olímpiada terá início no dia 23 de julho e término em 08 de agosto de 2021. Já os Jogos Paralímpicos serão realizados entre os dias 24 de agosto e 05 de setembro.
Segundo o COI, a decisão é baseada em três princípios estabelecidos por seu Conselho Executivo: proteger a saúde dos atletas e todos os envolvidos com os Jogos; preservar os interesses dos atletas e do esporte olímpico; e respeitar o calendário esportivo mundial.
Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a definição de uma nova data é positiva para os atletas e treinadores brasileiros.
“É muito importante principalmente para os atletas, que estavam angustiados com essa indefinição. A periodização de treinamentos poderá ser adequada a um novo objetivo, ajudando a transmitir mais calma a eles e também aos seus treinadores”, afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley, ao site oficial da entidade.